O que são réplicas na Moda Lolita?

by - 12:28

 

Fonte


Réplica é um assunto que costuma gerar bastante discussão nos grupos e comunidades Lolita, independente do país ou região em que você vive.

Aqui no Brasil, porém, temos um histórico considerável de uso de produtos replicados ou falsificados, principalmente se levarmos em conta a indústria tecnológica e de entretenimento (inclusive, recomendo o mini documentário 'Paralelos', que comenta sobre o impacto da pirataria de games para o mercado no Brasil), o que, de certa forma, normaliza esse comportamento em praticamente em todos os grupos (ou você acha que nos grupos de BJD, motocicletas, reenactment etc. esse tipo de coisa também não aparece?)

O assunto de réplicas sempre vai e volta dentro da moda, e em alguns vários sentidos dirá respeito à sua escolha pessoal e à maneira como você lida com os seus hábitos de consumo.

Fonte: http://everydayfrills.tumblr.com
No texto de hoje eu vou tentar adotar um perfil mais informativo e menos opinativo (mesmo que esse aqui seja o meu blog, hahua!), e sinta-se livre para comentar ou argumentar (com educação) a respeito :) Se quiser me chamar para conversar sobre o assunto, meu inbox (mesmo que demorado) está sempre aberto \o/

Tipos de réplica na Moda Lolita

Vamos começar pelo básico então. O que é uma Réplica? Na moda Lolita não basta dizer que é a falsificação de um produto, já que nessa questão entram vários pormenores sobre design, direito autoral e arte. Vamos separar então por duas categorias principais:
  • Réplicas de Prints;
  • Réplicas de Modelo;

Para além dessas duas, há quem considere (raríssimas pessoas, sério) os vestidos feitos como "inspiração" em outros também um problema. Não é o meu caso, e não entrarei nessa questão porque realmente não tenho argumentos sobre isso, mas fica um exemplo do que as pessoas costumam considerar um "Knock-off":

(Particularmente, o da Infanta (direita) é bem mais bonito ahuauhahuhua)
Decidi dividir as duas possibilidades de réplica (print e modelo) porque ambas recebem um tratamento bem diferente dentro da moda lolita.

Uma Réplica de Print acontece quando alguém rouba a arte de outro artista para colocar no vestido sem pedir a sua autorização ou pagar os direitos autorais que recaem sobre aquela arte. No Brasil, e em vários países ao redor do mundo, isso é um crime previsto em lei.

Uma Réplica de Modelo é quando alguém decide copiar algum modelo diferenciado de vestido, saia, bolsa etc. e fazer idêntico ao original, muitas vezes, inclusive, colocando o logo da empresa criadora no produto para "disfaçar".  Nessa situação não existe a cópia de uma arte registrada, mas apenas a do design do produto.

Para essa segunda categoria as coisas costumam ser menos preto e branco como acontece na réplica de print. A réplica de modelo passa por questões sutis que envolvem intenção, tentativa de se passar pela marca original e, claro, o quão diferente é aquele modelo para você querer copiar.

Alguns casos extremos são como o abaixo:


O da esquerda é uma réplica do modelo do Antoinnete Fleur da Mary Magdalene, e isso está claro não apenas por conta do design que é completamente idêntico, mas porque a própria loja vendia com o nome de "Réplica do Antoinette" ahuhauha

O objetivo deles era copiar o modelo, era fazer algo idêntico e era comercializar uma peça igual à que já existia (com a liberdade do tecido diferente).

Mas agora, veja casos como esse:


Esse vestido basiquérrimo da Moitie já existe! Isso significa que todo vestido preto de renda com três lacinhos na cintura e alças que eu fizer será uma réplica? Bem, a menos que você esteja intencionalmente querendo replicar, não.

Por que algumas pessoas compram réplica?


São infinitos fatores que podem levar uma pessoa a comprar réplica, mas os mais conhecidos são:
  • A marca não faz o meu tamanho;
  • O preço do original é muito caro;
  • Não vejo diferença entre réplica e original;
  • Não sinto que réplicas são roubo de propriedade intelectual;
  • Impostos e taxas de importação no Brasil são muito altas;
  • Pela falsa noção de que, para estar na Moda Lolita você precisa ter Brand Japonesa;
  • Quero AQUELE vestido AGORA;
  • Quero uma réplica para usar enquanto o meu original não chega.

 

Qual a diferença da Réplica para a original?

Falando agora especificamente sobre Réplicas de Print, é mais do que natural que o produto falsificado não venha exatamente como o original (por uma série de motivos, ou o Mp3 falsificado vem idêntico ao original, com garantia e tudo? huahua), mas algo MUITO comum de acontecer com réplicas é o fato do caimento não ser tão bom quanto o original.

 

Outras diferenças incluem:
  • Não tem a mesma qualidade do original;
  • O preço de venda e revenda é infinitamente menor (sua peça desvaloriza);
  • A durabilidade é, muitas vezes, consideravelmente inferior;
  • A arte é roubada do artista original;
  • Impressão em qualidade inferior;
  • Cores destoam do original;
  • Não existe segurança de que o produto virá idêntico ao do anúncio.
"Ah, mas eu conheço essa réplica aqui que é melhor que a original"
Já ouvi isso uma série de vezes, mas nunca vi de perto nenhuma para atestar a respeito da qualidade. Vai das suas escolhas no final das contas, né? 

 

Quais as alternativas para quem não quer comprar Réplica?

"Ok, decidi que não quero usar réplicas. Como faço então se ________? "

Acho que o ponto mais importante das pessoas discutirem (e que geralmente não é comentado) é que para estar dentro da moda Lolita você NÃO PRECISA USAR ROUPAS DE MARCA JAPONESA. Nem de marca nenhuma, se essa for a sua opção.

As regras para a moda são várias (prometo que um dia faço um post a respeito), mas nenhuma delas, mesmo quando listadas na Gótica Lolita Bible, inclui a necessidade de você se montar de Angelic Pretty ou Moi Meme da cabeça aos pés.

Muito pelo contrário, muitas revistas trazem moldes consigo para que você possa fazer suas próprias peças se preciso.

Nessa foto estou 100% de peças feitas por mim, com sapatos da Unicorn Holic, uma marca Brasileira.

Ou seja, se marca X não faz o seu tamanho (acontece comigo também...), você tem a opção de comprar de outras marcas, de fazer você mesma suas roupas (apoio demais!) ou, quem sabe, de comprar de marcas nacionais que façam sob encomenda (aqui no Brasil tem um zilhão de marcas e lojas, basta caçar no Facebook!).

Você pode comprar de marcas chinesas e coreanas, pode comprar de marcas mexicanas, pode comprar da sua vizinha que esta costurando agora, pode achar alguma coisa em uma loja de departamento (aqui em BH tem uma moça na minha comunidade que achou um JSK maravilhoso na Renner!)

Sobre o preço, são poucas (existem?) as pessoas que podem ficar comprando roupa de marca japonesa toda semana.

Se você QUER aquele vestido por tudo que é mais sagrado, e PRECISA dele se não sua vida nunca mais será a mesma, você pode, por exemplo, juntar dinheiro! \o/

Faça uma poupancinha Dream Dress e vá juntando dinheiro até que você tenha o suficiente para pagar aquilo que você tanto deseja.

Se você QUER um vestido de marca japonesa, sempre tem o mercado de segunda mão, com uma infinidade de modelos em preços bem mais acessíveis do que se comprados diretamente das lojas:
Todos da Angelic Pretty!
Por mais legal e divertido que seja, Lolita ainda é um hobby (com a exceção das lifestylers...) e não pode te descabelar nem te deixar endividada. Compre com consciência, e considere o que vale mais na hora de montar o seu guarda roupa. Se você valoriza qualidade acima de quantidade, economizar um pouco mais para comprar o que você realmente quer pode valer muito mais a pena do que gastar o mesmo valor em uma série de pecinhas que não vão satisfazer sua vontade.

 

Não gosto de Réplicas, e aí?

 E aí é só você buscar as outras alternativas para quem não quer comprar uma Réplica.

Outra maneira de ajudar o Hobby é explicando para as novatas a respeito dessa questão da réplica e sobre o poder de escolha que elas têm na hora de levar o seu primeiro vestido.

A réplica é ainda uma porta de entrada muito mais fácil para as iniciantes no hobby, mas muitas vezes acontece mais por falta de instrução do que por qualquer outro fator.

Se você é contra réplicas, por mais que isso afete os seus valores morais, é importante, porém, respeitar quem faz a decisão contrária. 

Brigar com a pessoa em público, postar e fazer bullying virtual, criticar pelas costas, espalhar fofocas e humilhar não são a alternativa correta.

Primeiro porque isso também configura crime, e segundo porque uma pessoa que usa réplica precisa entender os pormenores dessa escolha, e não ser humilhada por isso.

Converse, explique seu ponto de vista, não divulgue links, evite marcas que comercializam réplicas e mostre alternativas para quem quer entrar na moda, mas, de modo algum, imponha ou force alguém a pensar da mesma maneira que você.

 

Quero comprar Réplica sim, e o que você tem com isso?

Eu e mais ninguém (com exceção da pessoa que teve sua arte roubada e seus pais que ainda são responsáveis por você) temos algo a ver com isso.

É uma questão de escolha, assim como você também pode escolher na hora de comprar uma maquiagem falsificada, um cigarro sem selo de autenticidade ou um celular roubado na esquina, que são bem mais baratos.

Mas é bom ter em mente sobre os impactos que essa ação podem causar no mercado e nas comunidades de maneira geral.  

Dentro do hobby de BJD não é raro vermos pequenas lojas fecharem suas portas por conta de réplica de modelos de bonecas. O mesmo pode se aplicar a lojas de vestidos, afinal de contas, se alguém copia o seu design e o vende a um preço muito mais barato, as chances de seus compradores migrarem para a outra alternativa é grande.
 
Esse tipo de coisa já começou a acontecer com algumas marcas como a chinesa Honey Honey, Angelic Print e Innocent World que já emitiram notas oficiais sobre o impacto do uso de réplicas no seu mercado e como isso afeta a maneira como eles podem continuar produzindo seus vestidos e prints originais.
Anúncio da Innocent World

 

Replicaram uma print minha, o que posso fazer?

 Antes de tudo, o artigo 184 do Código Penal considera crime qualquer violação de direitos autorais com intuito de lucro, podendo garantir multa ou mesmo prisão para o ofensor.

Então se alguém teve o disparate de copiar a sua arte, você pode facilmente entrar com um processo (lembre-se se salvar todas as informações da cópia e as provas de que aquela arte é sua antes de tudo) e reivindicar os seus direitos sobre a sua produção.

Se para o mercado japonês, de alcance mundial, o uso de réplicas é algo que traz algum impacto, imagine então dentro do Brasil, com todos os nossos encargos e já o preconceito que alguns sustentam com as coisas de produção nacional?

Entre em contato com o ofensor e, acima de tudo, proteja a sua produção. Estou certa de que várias pessoas dentro da sua comunidade estarão prontas para oferecer apoio e evitar comprar o material replicado de sua produção.

Por fim, o uso de réplicas é algo que de alcance mundial, e não restrito às nossas comunidade brasileirinhas. A questão ainda gera bastante polêmica e brigas entre membros de um mesmo grupo, ocasionando, inclusive, proibição da presença de pessoas que usam réplicas em eventos e encontros.

A questão por aqui ainda é entendida como parte do espectro pessoal, e isso acaba impedindo que o assunto seja realmente levado à discussão com outros membros da comunidade.

O diálogo, principalmente dentro do nosso hobby, é algo que colabora e proporciona uma comunidade mais agradável para veteranas, novatas ou qualquer uma no meio.

Esteja aberta à conversação com outras pessoas dentro da moda, só assim poderemos construir um ambiente cada vez mais coeso para todas nós :)

You May Also Like

5 comentários

  1. Concordo demais com tudo, Laurinha! =] seria legal mais posts assim que pudessem levantar questões para discutirmos. Já tive minhas replicas quando comecei mas hj não vale mais msm a pena. Uso bem menos lolita também o que dá tempo de juntar dindin rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahha que bom que curtiu Ariana! De tempos em tempos (quando sobrar né...) eu devo postar uma e outra coisa sobre o assunto. ahhaha

      Excluir
  2. Concordo totalmente! É nossa, antes realmente, os tamanhos de marca japa eram terríveis. Não entrava em quase ninguém (vulgo cintura 65 nas saias da BTSSB). Hj, as réplicas não tem medidas boas. Uma ou duas réplicas dá Sales entram em mim e nem sou tao plus... Além do que, tem muita gente replicando marcas chinesas, pequenas, que não tem mercado estabelecido e a galera já tá replicando. Essas marcas serão profundamente prejudicadas. É completamente injusto.
    Eu comprava réplicas, até início do ano peguei uma, mas quando parei pra analisar, notei que eu estaria prejudicando as marcas que eu gosto, e economizando quase nada, pagar 300 numa replica se posso pagar 400 em marca, compensa MUITO mais.
    Ou seja, não tinha mais benefício algum pra mim. Aí decidi parar e incentivar as pessoas a pararem, incentivando o mercado nacional, que tá incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Anônimo! Eu sempre fui muito curiosa com isso de tamanho, e queria encontrar algum dia alguma pesquisa que avaliasse a mudança nas medidas japonesas nas últimas décadas! HUAHUAHU porque não tem condição mesmo... as primeiras peças eram MINÚSCULAS, e daí hoje em dia tem algumas marcas japonesas (tipo a Innocent World), que se você olhar no site tem peça que o busto mínimo é 95! auhhauhau me pergunto se isso acaba excluindo parte do mercado japonês, ou se as meninas hoje em dia simplesmente estão com números maiores (????)

      Sobre as réplicas, você tem razão...! Aqui no Brasil tem umas lojas MUITO legais (tipo aquela Aterlier Charmant, que eu fico babando nos vestidos...) que podem fazer peças bem mais em conta e no tamanho que a gente quiser (até pras flatbust, que nem eu HUAHUAHU).

      Cheguei a ver no weibo umas meninas que tinham comprado réplica e depois a original. Aí com a réplica elas fizeram vários acessórios, tipo chapéu, capa de almofada e por aí vai. Acho que se eu tivesse uma eu usaria pra enlolitar minha casa toda! hahahaha

      Excluir
  3. este foi um bom ponto!!

    na verdade eu tenho duas replicas! uma comprei meio sem ver e só depois da compra feita que reparei realmente que era replica . outro, bem mais recente, eu sabia, mas queria algo para bater , que pudesse usar e não ter dó.... e não consegui comprar muito brands ainda.
    entendo que talvez por isso guardarei pra mim fotografias, evitando expor demais. porque sei que posso ser muito criticada.e francamente não é intenção causar desconforto e brigas no meio.
    mas é um perspectiva que considero no futuro,que no momento que tiver melhores meios de comprar original , lógico que não opto por replica!

    sendo franca não tenho tanto conhecimento em lolita.
    não tenho tanto reconhecimento tbem...porque na verdade uso lolita mas não faço parte da comunidade. uso muito menos do que gostaria, por isso não me considero participante... no máximo simpatizo!

    mas gostaria de mudar a politica...espero poder um dia apoiar a brands que admiro mesmo! assim como procuro apoiar artista que gosto quando posso.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!